Educando para a Vida

Atendimento a crianças e adolescentes, em atividades em contraturno à Escola, com conteúdos formativos (responsabilidade, disciplina, criatividade, família, sociedade), atividades esportivas e recreativas, visitas, confraternizações e trabalhos manuais.

As atividades visam melhorar a convivência social, desenvolvendo o senso de responsabilidade, disciplina e construção de saberes, envolvendo a valorização do conhecimento, da prática esportiva, do lazer e o desenvolvimento das artes.

Público

Crianças, adolescentes e jovens – a partir de 4 anos de idade, oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, que estejam matriculadas e frequentando regularmente a escola.

Objetivos

a) Assegurar o desenvolvimento integral da criança, afastando-a do trabalho infantil e das ruas, bem como, assegurando sua permanência na escola. Isso evita a exploração, de toda natureza, que possa atrapalhar o desenvolvimento emocional, moral e o seu bem estar;

b) Oferecer atividades esportivas visando fortalecer a disciplina como virtude norteadora em todos os campos de atuação do ser humano;

c) Colaborar com a redução da evasão e repetência escolar;

d) Oferecer condições de melhorar a convivência familiar e comunitária, por meio do estudo e troca de experiências.

OFICINA DE XADREZ

A prática do xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. O xadrez é considerado um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia; além da Ética, etc

OFICINA DE INFORMÁTICA

Não há segredo na importância da informática para a formação de um aluno. Os computadores possuem softwares e aplicativos que trazem uma interatividade, que não pode ser alcançada dentro de uma sala de aula comum.


OFICINA DE MÚSICA

A música existe na cultura da humanidade, desde sempre. Ela auxilia no desenvolvimento intelectual, na criatividade, na concentração, no raciocínio e, além disso, proporciona bem-estar e equilíbrio emocional.

FUTEBOL

O futebol é um excelente esporte para a promoção e manutenção da saúde física. Se praticado desde a infância, auxilia na formação de uma estilo de vida mais saudável, bem como, promove a união entre pessoas, o trabalho em equipe, desenvolve bons comportamentos, confiança no próximo e ajuda na tomada de decisões.

JUDÔ

O judô é uma arte marcial bastante conhecida no que diz respeito à disciplina e ao respeito, aspectos bem trabalhados e cobrados de seus atletas. Por esse motivo, é muito importante a sua prática, desde a infância. No entanto, seus benefícios vão muito além.

KARATÊ

O karatê é uma arte marcial conhecida mundialmente, haja vista, ser ao mesmo tempo uma ferramenta na defesa pessoal e também um grande formador de caráter e disciplina. Os pilares do karatê consistem em formar os seguintes valores: disciplina, humildade, respeito e hierarquia.

PROJETO HORTA ESCOLAR

A educação ambiental é um dos temas mais atuais para os educandos. A horta escolar propicia a prática de manejo com a natureza, promove hábitos nutricionais saudáveis, auxilia na formação do ser ecologicamente sustentável e, além disso, proporciona noções de economia doméstica.

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

Acompanhamento de tarefas escolares, feito por monitores, aos alunos, no contraturno da escola.

ESCOLA EM DEFESA DA VIDA

Partindo do princípio de que o direito à vida é inviolável (art 5º da Constituição Brasileira), e que “A vida humana começa na fertilização [e] [...]. Um zigoto é o início de um novo ser humano”. (Keith L. Moore), trabalhamos com os educandos o respeito a esse paradigma, sob quaisquer circunstâncias.




OFICINA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Aqui, o aluno utiliza-se de ferramentas para produzir e fixar o conteúdo estudado. Isso promove melhora na aprendizagem, facilita o monitoramento individual, aumenta a possibilidade de interação e estímulo à criatividade, permite o uso de tecnologias e proporciona participação ativa do educando no processo ensino aprendizagem, dentre outras.

RECREAÇÃO E JOGOS

Brincar é coisa séria! A criança quando brinca trabalha e representa a vida através do lúdico, construindo o adulto de amanhã.

A recreação proporciona momentos de inclusão, socialização, diversão e prazer, além do desenvolvimento de habilidades psicomotoras da criança.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A contação de histórias auxilia no desenvolvimento da criança, despertando-a para o lúdico. Além disso, transmite conhecimento, estimula a imaginação e a criatividade, incentiva a leitura, proporciona a liberdade de expressão, permite a assimilação de linguagens e trabalha a empatia pelos personagens.